Atributos
Você deve distribuir 25 Pontos de perícias nos 8 atributos. Nenhum deles pode ser menor do que 1 ou maior do q 8 (salvo raras exceções). O valor médio do atributo de um ser humano é 2.
Fisicos
Força (For): Sua força física, capacidade muscular. Sua capacidade de causar dano corpo-a-corpo.
Constituição (Con): Seu fôlego, seu vigor e resistência física. Sua capacidade de resistir aos castigos físicos.
Destreza (Des): Sua precisão ao manejar armas, pintar quadros e outras tarefas delicadas.
Agilidade (Agi): O quão rápido você consegue correr, se esquivar e etc.
Mentais
Inteligência (Int): Sua memória, sua capacidade de executar cálculos complexos e de aprendizado.
Força de Vontade (FdV): O quão determinado (ou cabeça dura) o seu personagem é.
Percepção (Per): O quão atento o personagem é ao que se passa envolta de si. Pessoas distraídas tem baixa percepção.
Carisma (Car: A capacidade do personagem de se relacionar com as pessoas ao seu redor e convencê-los a fazer sua vontade ou aceitar seu ponto de vista.
Alem do que já foi descrito a força e a destreza tem um efeito a mais. A força da um bônus no dano de ataques corpo a corpo e a destreza da um bônus nos ataques usando armas de combate a distancia.
Bônus de Força e Destreza no Dano.
Valor Bônus no Dano
4 +1
8 +2
12 +3
16 +4
E Assim em diante a cada múltiplo de 4.
Pontos de Vida
O valor dos pontos de vida de um personagem é igual a soma dos valores da força e da constituição do personagem.
Perícias
Todos os personagens tem 10 pontos de perícias mais seu valor de inteligência. Ou seja 10 + Int.
Gastar pontos em perícias representa um treinamento e uso constante de uma determinada perícia. Ou seja você pode testar todas as perícias (ou quase todas) mesmo não tendo pontos nelas.
O Quanto você é bom?
1 Ponto: Curioso esta começando.
2 Pontos: Praticante.
3 Pontos: Você poderia viver disso.
4 Pontos: Profissional.
5 Pontos: Um dos melhores na área.
E assim em diante.
Existem literalmente centenas de perícias. Qualquer tipo de atividade ou conhecimento que vocês venham ater é considerada uma perícia. Os jogadores podem e devem criar perícias para os seus personagens caso o que ele queira algo não se encontre na lista de pericias, mas o narrador/mestre sempre deve ser consultado.
Toda perícia tem um atributo como base, para ter o valor final de teste deve-se somar o atributo ao valor da perícia.
Exemplo: O atributo base de Lábia é Carisma, digamos que o personagem tenha Carisma 4 e Lábia 1, logo o valor final de teste é 5.
Darei alguns exemplos de grupos de perícias abaixo.
Animais: Doma, Tratamento, Montaria.
Armas Brancas: Espadas, Machados, Adagas, Lanças.
Artes: Pintura, Escultura, Canto, Redação, Bale, Tango, Salsa, Valsa, Flauta, Violino, Violão.
Combate Desarmado: Briga de Rua, Kung-Fu, Karate, Aikido.
Ciências: Matemática, Física, Química, História, Geografia.
Informática: Internet, Operação de Micro, Programação, Hacker.
Ocultismo: Vampiros, Anjos, Demônios, Mundo Espiritual, Inferno, Céu, Teoria da Magia, Rituais, Astroologia, Tarot.
Manipulação: Lábia, Sedução, Intimidação, Interrogatório, Tortura, Barganha.
Regras e Testes
A mecânica básica dos testes é a seguinte: Valor Ativo – valor passivo +5 e então rola-se 1d10 cujo objetivo é ter um resultado menor do que o valor final. Um resultado 10 numa rolagem SEMPRE é uma falha enquanto um resultado 1 na rolagem quase sempre é um sucesso. Depende da situação de acordo com o mestre, alguns testes são impossíveis independente do resultado dos dados.
Quando alguém testa uma perícia tendo um atributo como adversário (ou seja o atributo puro, sem perícias associadas a ele) o valor do atributo é dobrado. Ao não ser as perícias de combate.
Exemplo:
John esta tentando intimidar Fabrício. John tem Força de
Vontade 3 e Intimidação 1 enquanto Fabrício tem Força de Vontade 3.
FdV 3 + Intimidação 1=4 vs Força de Vontade dobrada=6. 4 - 6 + 5= 3. Ou seja John precisa de um resultado 3 ou menor numa rolagem de 1d10.Exemplo 2:
John esta atacando Fabrício com sua adaga. John tem Destreza 4 e Adagas 2 enquanto fabrício tem Destreza 2 e nenhuma perícia de combate. Fabrício esta numa situação complicada.
Dês 4 + adagas 2 = 6 vs Dês 2. 6 - 2 + 5= 9. Ou seja John precisa tirar 9 ou menos numa rolagem de 1d10.