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 Regras de Atributos

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MensagemAssunto: Regras de Atributos   Seg 1 Mar 2010 - 22:35

Atributos


O que são?
Neste
e em qualquer outro RPG, os atributos definem a capacidade física e, em
parte, mental do personagem. Todos os valores mostram exatamente o que
seu personagem pode fazer físicamente e psicológicamente, tornando o
personagem mais real e, obviamente, com chances de falha.

Quais são?
Neste RPG serão usados quatro atributos principais e dois secundários. Os atributos principais são Força, Habilidade, Resistência e Sabedoria. Os atributos secundários são Conhecimento e Heroísmo.

Como funcionam?
Força:
A quantidade de dano que seu personagem dá e quanto peso ele consegue
carregar, basicamente. A força pode ser física, dos próprios músculos,
como pode ser mágica ou tecnológica, como um tentáculo que aparece
apenas quando o personagem deseja para auxiliá-lo ao levantar coisas ou
um braço robótico, por exemplo.

Habilidade: A
velocidade que seu personagem pode se mover e a habilidade com que ele
se move, esquiva e ataca. Toda a movimentação do personagem é medida
pela Habilidade, sendo que, caso o personagem não tenha este atributo,
ele seria como uma estátua: Não se moveria.

Resistência:
O quanto o personagem consegue absorver impactos, sofrer danos
psicológicos e aguenta ficar em seu extremo. A resistência pode vir de
vários fatores também, mas normalmente é tirado de treinamentos
excessivos ao corpo humano, que se fortalece.

Sabedoria:
O conhecimento, seja este adquirido em vida ou em estudos, que o
personagem acumula com o tempo. Quanto mais sabedoria, melhor o
personagem saberá utilizar seus próprios poderes e por mais tempo
poderá os usar sem cansar.

Conhecimento:
Este atributo mede a quantidade de conhecimento que seu personagem
contém. Ele funciona como se fosse uma barra de experiência, com um
acumulado total e o atual. Estes pontos são gastos nos poderes em forma
de experiência, aumentando-os.

Heroísmo:
Pelo nome parece ser apenas algo para heróis, mas vilões também têm
estes pontos. Eles são usados como recompensa por algo que o herói ou
vilão fez, criando uma segunda "barra de vida" para o personagem e
podendo fazer com que este se recupere usando estes pontos durante um
combate, por exemplo.


Como são utilizados os sub-atributos?
O
conhecimento é ganho à cada ponto de Sabedoria que o personagem têm.
Para cada ponto, 2 pontos de conhecimento são adicionados. Os pontos
podem ser distribuídos dentre os diversos poderes do seu personagem e
novos poderes podem ser comprados usando este mesmo método. Cada poder
tem um custo inicial que pode ser utilizado para comprar os poderes e,
mesmo sem poder os usar, você pode mantê-los na ficha.
Quando você
pagar pelo custo inicial completamente, poderá usar este poder extra de
modo normal, como se tivesse ele anteriormente. Esta escala de evolução
mostra a melhoria que todos os heróis e vilões passam ao seu certo
tempo, fortalecendo-os.

O heroísmo é ganho como recompensa, ajudando o herói ou vilão nos momentos de aperto. Exemplo:
<blockquote>Narrador: "O
soco lhe acerta com voracidade, fazendo seu corpo voar contra a parede
de um prédio. A dor é muito intensa e se espalha por seu corpo, aquele
vilão era muito mais forte do que você pensava."


Jogador:
Penso em tudo aquilo que tive que passar para enfrentar, finalmente, de
igual para igual aquele vilão, que superou as minahs espectativas.
[Recupero 50hp usando heroísmo]

Narrador:"Seus
olhos se fecham, lembrando de tudo o que teve que passar, todos os
treinamentos e todo o tempo que perdeu, apenas para enfrentá-lo. A sua
determinação é tão grande que as dores de seu corpo desaparecem de
pouco em pouco, se tornando pura força de vontade para continuar
lutando."

</blockquote>
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