Lançando os dados
No sistema de regras na rolagem dos dados, a maioria dos testes é feito usando-se o número apropriado de dados de 10 faces (D10), definidos pela quantidade pontos que você possuir em sua ficha, somando-se os pontos existentes no atributo + habilidade usados na ocasião do teste. A dificuldade padrão do teste é 6, ou seja, tirando 6 ou mais em um dado, ocorre um sucesso. Eventualmente, coisas mais difíceis tem dificuldade maior (7 ou 8, raramente 9 ou 10), e mais fáceis dificuldades abaixo de 6, e a quantidade de sucessos determina o efeito. Quanto mais sucessos, melhor você realizou aquela tarefa. Cada valor 1 que cair no dado cancela um sucesso, enquanto cada valor 10 em um teste que você possua uma
especialização dá um dado a mais a ser rolado, aumentando as chances do seu sucesso ser mais impressionante.
As regras:Ações:Muitas ações são automáticas como, por exemplo, quando um jogador conta ao Narrador que seu personagem caminha pela rua na direção de um armazém. Tudo que os Narradores precisam fazer é manter registro de onde o personagem está e do que está fazendo. Contudo, às vezes será necessário fazer uma jogada de dados para determinar se uma ação foi bem sucedida ou fracassou. Sempre que o sucesso de uma ação estiver em dúvida ou que o Narrador achar que existe uma possibilidade de que você fracasse, será preciso decidir nos dados. Isto confere ao seu personagem uma oportunidade de deixar que seus pontos fortes e fracos transpareçam, revelando desta forma alguma coisa sobre a sua verdadeira natureza.
Dificuldade num teste:
Três: Fácil
Quatro: Rotineiro
Cinco: Equilibrado
Seis: Médio
Sete: Desafiador
Oito: Difícil
Nove: Extremamente Difícil
Dez (Zero no dado): Quase impossível
Número de sucessos:
Um sucesso: Mínima
Dois sucessos: Moderada
Três sucessos: Total
Quatro sucessos: Excepcional
Cinco sucessos: Fenomenal
Cada valor 1 que você obtiver nos dados anula um sucesso. Se você tiver um ou mais valores 1 e não tiver conseguido nenhum dado com sucesso naquela rolagem, acontece uma Falha Crítica: algum desastre com o personagem ou alguém próximo. Ele pode tropeçar e se machucar, a arma que ele usava explode em sua mão, ou coisa até mais malvada, dependendo do narrador.
ExemploUsando manipulação em uma rodada:
Ficha tem manipulação 4 e Lábia 3
D10 + 7 (sete)
Dificuldade 6
Dois acertos
Valor 1 anula 1 acerto
Valor 10 dá
+ 1 dado para rolar.
A postura do personagem será definida no jogo pelo narrador, mas será esse esquema a rolagem dos dados.